Comunicação Redação Publicitária: Faz uma frase aí!

Redação Publicitária: Faz uma frase aí!


Publicado em 24 de maio, 2018

Ser redator não é só escrever. Por mais que “saber escrever” seja a principal característica dele, essa não é sua única função. Um redator publicitário deve fazer parte de todo o processo criativo de uma campanha.

Muitas vezes pode acontecer de falarem para um redator “faz uma frase aí sobre tal coisa“. Essa demanda até pode simbolizar confiança, já que quem disse isso talvez acredite que aquele redator é eficiente. Mas, também pode simbolizar falta de conhecimento total sobre a profissão. Por isso, deixemos claro que não devemos nos tratar como uma máquina de fazer texto.

Conforme vimos no primeiro parágrafo, um redator deve fazer parte de todo o processo criativo de uma campanha. Isso significa que ele deve ter acesso ao briefing tanto como qualquer outra área da criação. É a partir do briefing que ele vai definir sobre como escrever aquela “frase aí”, porque é nele que contém informações de público-alvo, classe social, enfim, é a partir dele que o redator vai adequar todo o conceito da ideia de acordo com o que foi solicitado, coisas que vão bem mais além de fazer uma frase aísem qualquer outro tipo de informação.

Vale ressaltar que isso não tem nada a ver com falta de agilidade, com o fato de pensar e/ou escrever rápido. A partir do momento que um redator publicitário capta a essência de uma campanha, ele simplesmente a desenvolve e, o maior aliado para essa captação, é o briefing. Pode ser que demore…ou não.

Vimos também que a função de um redator não é só escrever, isso também inclui não escrever nas suas peças. Mas como? Simples: se de acordo com o briefinge com todo o processo criativo, uma imagem pode valer mais que mil palavras e o conceito pode ser justamente esse: não escrever nada. Por exemplo:

Saiba sobre o posicionamento e objetivo do seu cliente e pense como público-alvo. Ser redator é um dom, um talento natural que só quem gosta de exercê-lo consegue explicar, porém lembre-se dos outros requisitos que também vão acrescentar na hora da escrita: conhecer o produto e captar a essência.

Agora sim: faz uma frase aí!