Comunicação Atendimento Digital: 5 super dicas que um SAC pode trazer para sua marca

Atendimento Digital: 5 super dicas que um SAC pode trazer para sua marca


Atualizado em 18 de maio, 2018

O Serviço de atendimento ao consumidor é um aliado para a marca, porém nem sempre é bem trabalhado. Separamos 5 super dicas para que uma empresa explore bem o SAC no digital e fidelize seus clientes.

1. Tenha um canal efetivo com o consumidor e evite problema

Um dos maiores benefícios que o bom atendimento nas redes sociais proporciona é a possibilidade de ajudar o cliente de forma rápida e eficiente. Por menor que seja o problema do consumidor, na internet ele se tornará mais alarmante e urgente. O cuidado em entender a queixa, com uma taxa de tempo de resposta razoável, é fundamental para estabelecer um bom relacionamento. Um cliente raivoso pode se tornar um defensor da marca; só é preciso conquistá-lo.

2. Sua marca pode ser amada e difundida pelas redes 

O SAC é aliado contra queixas raivosas sobre a marcas? Sim! Mas ainda mais do que isso, ele pode ajudar a conquistar os usuários. Ao fazer com que a pessoa tenha umaexperiência positiva,facilmente ela irá recomendar sua marca para outros. Por isso, seja atencioso, gentil e tenha respostas eficientes. Nada de enrolar! É importante que o SAC responda o que o cliente deseja saber de forma natural e simples.

3. Conheça melhor seu público e transforme seu conteúdohttps://media.giphy.com/media/q7Cee4rO1KI92/giphy.gif

Levando em consideração os itens acima, ao conquistar os clientes a marca acaba possibilitando uma relação mais estreita e humanizada com o seu público. O SAC pode gerir bons diálogos e entender como seu público se comporta, manifesta e pensa sobre a relação de consumidor-marca. Com mais e mais conversas, novas informações serão colhidas sobre os usuários. Exemplo: se eles querem mais vídeos, memes, conteúdo interativo, gifs, ao vivos, stories, participações especiais ou até textões. Assim, a marca poderá criar conteúdo mais direcionados e consistentes.

4. Crie oportunidades e amplie seu território

O SAC via redes sociais é tão importante que inclusive quem nunca viu/comprou/interagiu com a sua marca pode vir a ter interesse no que é oferecido e seguir os perfis nas diferentes mídias. Além do conteúdo, investimentos em mídia online e das outras estratégias de marketing que podem ser empregadas, o bom relacionamento gerado através do atendimento digital é um fator marcante para ganhar audiência.Mas quais são as maneiras de conseguir oportunidades? Simples: análise o espaço, a necessidade do usuário e crie sua chance.Por exemplo: a pessoa falou que deseja o produto X e você pode oferecer? Inicie um papo amistoso sobre como pode ajudá-lo. Criar novas conversas, indo além do seu público, aumentará a visibilidade da marca nas redes sociais e possibilitará que outros novos usuários sejam afetados.

5. Consiga dados, estabeleça métricas e torne-se uma marca pensante

Não menos importante: consiga dados relevantes como o registro da mensagem do cliente, horários das interação, informações demográficas, teor das conversas, principais dúvidas e buscas, entre outros. “Mas pra que eu preciso saber disso?” Resposta simples: os dados vão oferecer segurança sobre as mensagens trocadas, vão fornecer banco de dados sobre os tipos de menções que estão surgindo em sua página; conhecendo melhor cada consumidor e principalmente seus defensores e detratores. Aqui caberá a implementação de análise, métricas e classificação das mensagens. É importante? De novo, sim!Com isso, a marca poderá entender seus principais erros, acertos, tipos de investimentos em mídia que deve ou não realizar, conteúdos que são mais ou menos engajados, assuntos persistentes, sugestões de novos produtos, entre outros. Aproveite o que o público está conversando com você.

 

Artigo por Fernanda Carvalho, professora DC Cursos.