Design A diferença entre UI e UX vai muito além de uma letra

A diferença entre UI e UX vai muito além de uma letra


Atualizado em 18 de Maio, 2018

Muito se dá importância ao visual de um produto digital, mas muitas pessoas não tem a mínima noção de como foi o processo de sua criação. É ai que destacamos a diferença entre Ui (UserInterface) e Ux (UserExperience).

Em alguns casos, o processo de criação de um projeto digital passa pelas etapas de Pesquisa, Ideação, Prototipação e Validação. Dentro destas etapas, trabalhamos tanto as técnicas de UX quanto as de UI. Em algum momento do desenvolvimento do projeto elas se mesclam e se complementam para que seja possível criar um produto de alta qualidade.

Dentre as atividades de UX, podemos destacar:

  • Personas: Onde o designer da vida a um representante do seu público alvo, descrevendo em detalhes suas características, dores e desejos.
  • User Stories: São necessidades da persona que o designer descreve em formato de história para auxiliar na construção do produto.
  • User Research: São pesquisas que o designer faz para entender as necessidades dos usuário. Estas pesquisas podem ser feita em formato de entrevista, observação, dentre outras.
  • Usability Testing: São testes de usabilidade de um protótipo ou de um produto que já esteja no mercado.

Na maioria dos casos, os wireframes são os conectores das áreas de UX e UI. Este artefato pode ser entregue em alta fidelidade, quando é utilizado alguma ferramenta gráfica para a sua produção ou baixa fidelidade quando o mesmo é produzido em forma de rascunho no papel. Já as atividades de UI, podemos falar do Layout, conceituação do Visual Design e Branding do produto.

Por fim, podemos concluir que as atividades de UX são focadas na definição e entendimento do público, arquitetura da informação e em alguns casos, o designer tem que entender um pouco de negócios e marketing. Por outro lado, as atividades de UI foca na apresentação visual do produto.

Caso queira se aprofundar no assunto e entender mais sobre as técnicas de Pesquisa e Ideação, consulte o IDEO Design Kit: http://www.designkit.org/methods, além disso, estamos com inscrições abertas para a quarta turma do Curso Formação Designer front-end em Recife, para conferir a ementa de se inscrever clique aqui.

Artigo por Edson Luis, professor DC Cursos.